quinta-feira, 29 de novembro de 2012

26/11/12

   A professora de história conversa com os alunos sobre os pontos que o professor dá,de participação, debates, atividades e etc.
   Após ela terminar de falar sobre esse assunto, ela diz que ainda iremos ver o filme "carlota Joaquina" ou o Documentário do Período Colonial

23/11/12

   A professora fala as ultimas provas para os alunos e as corrige


Matéria da prova: ( http://historychannel8a.blogspot.com.br/2012/11/121112.html )

19/11/12

   A professora começa a dar aula, mas alguns alunos a interrompe.
   Depois disso ela deu uma atividade em dupla, igual da ultima prova, mas valendo 2 pontos.

   Logo depois, ela fala sobre os portfólios virtuais, o limite de postagem é até dia 30/11/12

13/11/12

   A professora passa uma atividade: Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil 1808 a 1821
   Período Joanino no Brasil: Características gerais, Linha de Tempo
 Quando terminamos entregamos para ela

12/11/12

   A professora passa matéria da prova de história, que será no dia 20/11
Conteúdo:

1- Projeto de Inculturação (Lei 10.639/2003)- "Ações Afirmativas" - pág 111 a 115

2- Capítulo 4 - As revoltas coloniais - pág 120 a 128
                       - Inconfidência mineira e Inconfidência Baiana
                       - Páginas 133 a 139

3- Capítulo 5 - Processo de Independência do Brasil - 1808 a 1822
a) Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil (Período Joanino) - 1808 a 1821
b) A independência do Brasil 1821/1822
Páginas 143 a 153 ( http://historychannel8a.blogspot.com.br/2012/11/resumos-da-pagina-143-153.html )

Resumos da página 143 a 153


Pagina 143 a 153
                              Guerras Napoleônicas (1805 – 1815)
1.1- Napoleão Bonaparte assumiu o poder na França
    -1804 Napoleão se transforma em imperador
    -1805 buscou expandir seus domínios em duas frentes
    -1806 Napoleão não conseguiu derrotar a Marinha inglesa, então decretou o bloqueio        continental. Fechando o continente europeu à Inglaterra
    -1812 Napoleão invadiu a Rússia
    -1814 Napoleão foi derrotado

 Resumo:
   Napoleão assumiu o poder na França por um golpe, em 1779. Então Napoleão se concentrou cada vez mais no seu poder até que em 1804, ele se transforma em imperador.
   Apesar da concentração de Napoleão só no poder e ignorar os princípios democráticos, como liberdade de expressão e governo representativo, Napoleão não abandonou por completo os princípios da revolução ocorrida antes da França
   Em 1805 buscou a expandir os seus domínios em duas frentes: um lado, a luta contra as principais nações absolutistas do continente europeu (Prússia, Áustria e Rússia). O outro, contra a Inglaterra, por disputas econômicas. Tirando a Inglaterra demais países foram facilmente subjugados pelo exército francês
   Sem conseguir derrotar a poderosa Marinha, decretou o bloqueio continental, da Europa e Inglaterra, em plena  “Revolução Industrial”
   Em 1812, Napoleão invadiu a Rússia proibindo comerciar com a Inglaterra. Invadiram Moscou que foi queimada e abandonada pelos russos. Eram vários soldados napoleônicos. Não tiveram abrigo para suportar o inverno.
   Em 1814 Napoleão foi derrotado, logo depois, países europeus se reuniram em Viena, na Áustria para reorganizar o mapa político da Europa.


 ________________________________________________________________________

1.2- Desde 1791, o filho de D.Maria I, rainha, cuidava de tudo, pois ela estava doente.
    -D.João passou a assinar documentos. Durante essa condição que enfrentavam a guerra entre França e Inglaterra

Resumo:
   Por causa da doença mental de D.Maria I, rainha de Portugal, desde 1791, o filho D.João VI, cuidava de tudo, mas, em 1799 quando a doença da rainha era de conhecimento de todos, ele passou a assinar os documentos de príncipe regente. Foi nessa condição que enfrentaram a guerra contra França e Inglaterra (Grandes potencias européias).
   Em 1807, como Portugal não fez o bloqueio continental da Inglaterra, o imperador Francês invadiu Portugal, fazendo D.João executar o projeto de levar a corte portuguesa para o Brasil.
________________________________________________________________________

2.1- Família Real permaneceu entre 1808 e 1820, e transformou o Brasil em sede da Monarquia
    -Órgãos administrativos foram transferidos e o príncipe regente criou várias instituições no Brasil
    -A mudança provocou aumento na população na cidade de Rio de Janeiro
    -Educação e cultura tiveram também grande incremento.

Resumo:
   A permanência da família Real, 1808 e 1820, transformou o Brasil em sede de Monarquia. Órgãos administrativos foram transferidos, e o príncipe regente criou várias instituições.
   As mudanças provocaram o aumento da população na cidade do Rio de Janeiro e novos costumes foram introduzidos.
   A educação e a cultura também tiveram grande aumento com a escola de Cirurgia, comércio, entre outras.


________________________________________________________________________

2.2- A reação dos portugueses
    -Antigas monarquias européias voltaram ao seu trono
    -1820 ocorreu uma revolução em Portugal

Resumo
   Enquanto a Europa estava em guerra, não houve contestações a essa situação. O congresso de Viena, encerrado em 1815, determinou que as antigas monarquias européias voltasse ao seu trono.
   Por meio da Lei de 16 de Dezembro de 1815, assinada por D.João, o reino de Portugal voltava a ter sua capital em Lisboa, mas se mantinha ligado de um rei de um outro reino não-europeu.
   Em 1820, ocorreu uma revolução em Portugal, quando os governadores nomeados pelo Rei foram destituídos pelos revoltosos e exigiu retorno a família Real. Dom João foi a Lisboa em junho de 1821, deixando seu filho Pedro como regente do reino no Brasil
________________________________________________________________________

3.1- Independência ou Morte

Resumo
   No fim do século XVIII, vários fatores levaram ao surgimento de um “sentimento de independência”, entre os brasileiros: as idéias revolucionárias francesas.

________________________________________________________________________

3.2- Revolução Pernambucana de 1817
    -Ocorreu uma revolta contra o domínio Português em Pernambuco

Resumo
   Entre Março e Maio de 1817, ocorreu em Pernambuco uma revolta contra o domínio português, na qual se alastrou por vários estados. Foi proclamado a independência na região.
   Forças de repressão partiram do Rio De Janeiro e da Bahia enfrentaram resistências, mas foi rápida e violenta, vencendo todas as batalhas


________________________________________________________________________

4.1- A separação Política de Brasil e Portugal começou no século XVIII
    -1821 os momentos definitivos da separação começaram a se desenrolar
    -Brasil perdeu vários privilégios adquiridos com a permanência da família Real
    -Ao longo do ano de 1822 a separação foi-se consolidando
    -Nos primeiros dias de Agosto decretou que todas as tropas portuguesas desembarcassem no Brasil
    -7 de setembro, Dom Pedro declarou oficialmente a emancipação política do Brasil em relação a Portugal
    -Ao longo do século XIX, várias datas foram celebradas
    -Até 1826, o 12 de outubro,  aclamação de D.Pedro como primeiro imperador do Brasil, foi considerada a data mais importante do que o dia 7 de setembro

Resumo:
   A separação política de Brasil e Portugal foi começado no século XVIII. Alguns acontecimentos que contribuíram para o fortalecimento da idéia separatista que ocorreu em 1808, quando a corte portuguesa se transferiu para o Rio de Janeiro.
   Momentos definitivos da separação começaram a se desenrolar em 1821, com o retorno do rei para Lisboa e a permanência do príncipe D.Pedro no Brasil.
   Naquele momentos, o  parlamento resolveu fazer que o Brasil perdesse vários privilégios adquiridos com a família real em seu território por mais de uma década.
   Além disso foram eliminados todos os tribunais de justiça, depois de 1807, e demitidos todos os juízes, advogados, escreventes, burocratas que ocupavam esse posto.
   No Brasil, grandes produtores rurais lutaram para que D.Pedro permanecesse no Brasil.
   Ao longo de 1822, a separação foi-se consolidando. Em 9 de janeiro, D.Pedro manifestou-se para permanecer no Brasil, criando no mês seguinte, o conselho de Procuradores.
   Nos primeiros dias de agosto, decretou para todas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil sem consentimento, seriam consideradas inimigas.
   Em 7 de setembro diante das reiteradas tentativas da autoridade de Lisboa, para reduzir sua autoridade de príncipe regente, D.Pedro declarou a emancipação política do Brasil em relação a Portugal.
   Ao longo do século XIX, várias datas foram celebradas como marcos da ruptura de Brasil e Portugal.
   Até 1826, 12 de outubro era uma data mais importante que 7 de setembro, por que 12 de outubro foi a aclamação  de D.Pedro como primeiro imperador do Brasil, que só se tornou data nacional após 1870, quando o reinado de D.Pedro II ainda estava com o seu auge.

09/11/12

   A professora entra em sala, mas não consegue dar aula por causa da falta de respeito dos alunos.
   Após o silêncio, ela conversa com os alunos e logo depois começa a explicar a história de Tiradentes que foi morto em Ouro Preto. Ana Clara explica a matéria, a historia de ouro preto.
   A professora passa no quadro:

- Para casa (debate nos dias 12 e 13/11)
- Leitura e fichamento do capítulo 5
- Pág 143 a 153: Independência ou Morte.

   1 Pesquisar a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil
   - Período Joanino 1808 - 1821
 
   2- Proclamação da Independência 7 de set de 1822
   - Motivos, causas e consequências.

06/11/12

   Debate:
   Tema: o processo de independência do Brasil. Lutas pela independência.

1- A inconfidência mineira e Conjuração Baiana.

- O lema da conspiração:

- Motivação                 - Estratégias
- Organização             - Pelação (traição)
- Líderes                      - Consequências
- Objetivos

Relatório
   A professora da um debate na sala, da pagina 133 a 139. Ela explica a matéria para todos os alunos

_______

Resumo das páginas 133 a 139

   Liberdade ainda que tardia
   Na década de 1770 aconteceram algumas coisas marcantes. Com o final do século XVII, a Revolução Gloriosa (1688), Grã-Bretanha pôs fim ao absolutismo.
   Na Colonia portuguesa da América, tributos de Portugal, na região de MG, agravados, pela decadência na produção de ouro, na segunda metade do século XVIII. Tornou-se isso quase impossível o pagamento do quinto de Portugal, alcançar as cem arrobas que Portugal exigia atualmente na Colônia. Além disso, os preços altos dos recursos básicos para mineração: aço, pólvora, escravo africano tornavam insustentável.
   Outras atividades da economia colonial foram atingidas.
   Em dezembro de 1788, a conspiração para deflagrar Vila Rica, tomou forma. Começaram a formar tropas de homens importantes na Capitania e tinha apoio dos Dragões de Minas Gerais.
   Os ilusionistas e o levante que culminou a declaração da independência das Treze Colônias na América do Norte exerciam forte influência sobre os conspiradores.
   Contando com a inquietação, o plano geral era assassinar o governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, e transferir para a capital de São João Del Rei, e adotar uma bandeira branca, e ao centro com dizeres "LIBERTAS QUAE SERA TAMEM" (liberdade ainda que tardia)

05/11/12

   A professora de história fala sobre os portfólios, ela irá revisar os portfólios no feriado.
   Ela recolhe os trabalhos. Aqueles que não fizeram o trabalho, ainda tem chance de colocar no blog.

   Ela passa uma matéria no quadro

   O processo de independência do Brasil - 1792 a 1822
1- Antecedentes: página 133 a 139
1.1- A inconfidência mineira e Conjuração Baiana- 1792 e 1798
1.2- Inconfidência Mineira. Liberdade ainda que tardia- "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN"

a) Motivação: A cobrança excessiva de impostos sobre a extração do ouro nas Minas Gerais - " O quinto Ouro"
- Causa imediata: a "derrama" do ouro - cobrança imediata de todos os impostos atrasados.

b) - Organização do movimento
    - Principais líderes
    - Objetivos do Movimento
    - Estratégias a serem usadas para o sucesso da revolta

c) A "traição" ou delação da conspiração
- Prisão e julgamento dos conspiradores
- A morte de Tiradentes e seu significado simbólico

30/10/12

   A professora Ana Clara, irá passar algumas páginas para termos uma leitura silenciosa.
   Ela explica os conceitos que tinham sido passados no quadro.
   Logo depois, ela passa uma atividade de Leitura e Interpretação de texto do capítulo 4

1- Elabora uma linha de tempo, as principais revoltas acontecidas no Brasil entre os séculos XVII e XVIII

2- Explique o que foi a "União Ibérica" (1580 a 1640)

3- Cite os principais motivos/causas para as revoltas que aconteceram no Brasil no período Colonial.

4- Caracterize em um quadro de resumo de conteúdo as seguintes revoltas
-Beckman
-Maneta
-Região da Mina
-Emboadas

   Após ela passar no quadro, os alunos entregam para ela a atividade proposta.

29/10/12

   A professora Ana Clara continua o debate da aula passada. A profesora corrige os conceitos passados no quadro, debatendo com os alunos.
   Ela devolve as provas revisadas.

26/10/12

   A professora de história começa falando sobre a atividade complementar da prova. Ela por enquanto não irá marcar a atividade avaliativa. Será uma atividade semelhante a prova, uma atividade para que a nota da prova aumente.
   Hoje nos estudamos o capítulo 4- Lutas Coloniais Brasileiras- século XVII e XVIII na página 120.

Conceitos:

a) Rebelião: Quando um grupo (militar) decide não aceitar ordens superiores.


b) Motins: Quando a tripulação de um navio (ou avião) tenta tomar o controle da nave.


c) Insurreições: Ato de ser insurreto, de promover revolução, insubordinar-se


d) Revoltas: Cansados de sofrerem, fogem e fazem uma guerra


e) Revolução: Quando tudo acaba, pode ser pra pior ou para melhor

22/10/12

   A professora de história devolve a avaliação de história, logo depois ela faz revisão da prova. Vários alunos disseram que seria perda de tempo, mas não é, ao mesmo tempo que corrigimos, ganhamos conhecimento, o importante é o conhecimento da pessoa. Depois ela recolhe as provas das pessoas que querem fazer a revisão.

19/10/12

   A professora Ana Clara vai avaliar a mudança de sala do 8ºA. A supervisora deu 1 semana para avaliar.
   A professora vai para área livre para fazermos o trabalho para feira de cultura que será dia 20/10/12

05/10/12

   Hoje teremos uma atividade avaliativa em dupla

Ela passa no quadro:

   - A partir das discussões e do juri simulado a respeito das cotas para negros nas universidades públicas, chegamos à conclusão de que o Estado tem o dever de oferecer educação básica de qualidade para todos nas escolas públicas. De acordo com estas informações e os objetivos das Diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais:

 1- Elabore uma carta à Presidente da República, Dilma Roussef com:

a) Uma crítica da dupla ao sistema de cotas
b) Uma proposta com sugestões para melhorar a educação pública no Brasil

________________________________________________________________________

Ela passa uma atividade que é para entregar do dia 15 até o dia 19/10

1- Atividade de confecção de murais e cartazes para a Mostra Cultural, trazer:

a) Cartolinas, papel kraft e similares
b) Canetões, pincéis atômicos, canetinhas coloridas
c) Jornais e Revistas (mesmo velhos), que tenham reportagens, fotos, propagandas e outros suportes textuais que tratam das questões étnico-raciais no Brasil, principalmente o sistema de Cotas nas universidades públicas
d) Usar as cores da África na confecção dos murais

   Depois disso, nós entregamos a atividade avaliativa em dupla proposta em sala.

1/10/12

   A professora Ana Clara entra em sala com um estudante da UFMG, ele se chama Leandro, que se apresenta para toda a classe, depois disso, a professora explica como vai evoluindo na nossa vida escolar.
   A professora explica como foi ao longo da vida dela de estudante UFMG e a vida profissional.

   Ela depois passa no quadro:

   Diretrizes curriculares/nacionais para a Educação das Relações Étnica Raciais e para o ensino de história da África e cultura Afro-Brasileira e Africana. (Lei 10.639/2003)

1- Educação para as relações étnico-raciais: (www.uol.com.br/...leafrol.../dcn...)

1.1 Etnia: Cultura            
X          
Raça:
 Conjunto de carácteres genéticos que distingue um grupo humano
________________________________________________________________________

1.2- Relações étnico-raciais: convivência, coexistência de diversos grupos culturais/ raciais numa mesma sociedade.

1.3- O papel de educação: promover o respeito às diferenças e o reconhecimento da diversidade cultural através da :

a) Equidade: garantia de direitos iguais
b) Liberdade de expressão das diversas manifestações culturais:
-Religiosas
-Intelectuais
-Costumes
-Linguísticas
-Artísticas
-Etc.

2) História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: o que determina a lei 10.639/2003 e seus desdobramentos
A lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

2.1) Altera o art. 26. A da lei 9394/1996 (Diretrizes bases da educação Nacional                                                                      

2.2) Objetivos:
a) Consciência Política e Histórica da Diversidade
- Este objetivo visa:
Promover a igualdade básica de pessoa humana como sujeito de direitos

2- Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais diferentes, com histórias e culturas diferentes.
3- Valorizar a história dos povos africanos e a cultura Afro-Brasileira na construção da cultura Brasileira

b) Fortalecimento de identidades e direitos
-Este objetivos visa:
1- Romper com as imagens negativas formadas por diferentes meios de comunicação contra os negros e os indígenas
2- Criar condições excelentes de formação e de instrução a serem oferecidas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

c) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminação
-Este objetivo visa:
1- Valorizar a aprendizagem relacionada às relações com pessoas negras, brancas, mestiças assim como as relações entre negros, brancos e indígenas no conjunto da sociedade
2- Valorizar todas as formas de manifestação do pensamento e expressão: oralidade, corporeidade, arte, por exemplo: dança e a música que são marcas da cultura Africana.
3- Aprender a valorizar o patrimônio cultural Afro-Brasileiro; preserva-lo e difundi-lo 



domingo, 25 de novembro de 2012

21/09/12

   A professora de História passa uma atividade das páginas 111 a 114
   Texto: "Ações afirmativas" (Fundação Cultural de Palmares)

1 - Instruções
 
I - De acordo com a proposta de trabalho para a "Mostra Cultural" e o Projeto de inculturação (lei 10.639 / 2003)
a) Reunir os grupos de trabalho da Mostra Cultural
b) Ler o texto acima e discutir suas ideias mais importantes
- Identificar as idéias principais em cada parágrafo.
c) Selecionar/escolher uma das ações expostas no texto e pesquisar sobre ela
d) Elaborar as propostas a,d,f exercício 32 (pg 114)

-> Debate 24/09 - 25/09. Tema: Cartas para negros nas universidades públicas.

-Estratégia: Júri Simulação
-Defesa: um grupo vai defender a proposta, apontando seus benefícios
-Acusação: um grupo vai contestar a proposta, apontando suas falhas e aspectos negativos
-Juri: um grupo serão os jurados, que decidirão pela permanência ou pelo fim da proposta
-Os demais grupos serão testemunhas: Defesa e Acusação

Carta dos negros das universidades públicas (testemunhas)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

18/09/12

   A professora passa uma atividade avaliada em grupo: Grupo da mostra cultural

1- Ler a lei 10.639 / 2003

a) Transcrever ou marcar com marca texto os artigos que fundamentaram os termos de trabalho de cada grupo.

b) Extrair do texto, e anotar no caderno, trechos da lei que tratam dos seguintes assuntos:
-Religião
-Acesso à educação e saúde
-Acesso ao mercado de trabalho
-Acesso a posse da terra
-Habitação
-Acesso aos bens culturais

17/09/12

   A professora começa a aula falando da cultura africana, magia negra. Africanos não podem ser discriminados pela cor de sua pele, todos os cidadãos tem direito de praticar a sua cultura.

   A professora passa no quadro:

  Projeto Inculutração: Ações afirmativas.

1- Lei federal nº 10.639/ 2003:

A Lei federal nº 10.639 / 2003 É a lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.

2- Cultura: inculturação, aculturação, enculturação (conceitos)
-Inculturação: Um método de introduzir a cultura, aspectos culturais de um determinado povo.

-Enculturação: É um processo do qual a pessoa aprende as exigências da cultura na qual ela está.

-Aculturação: impor uma cultura sobre outra, como exemplo durante o período da escravidão no Brasil, os negros tiveram que praticar a cultura dos brancos: religião, línguas, festas e etc.

3- As culturas Brasileiras.

3.1- A cultura negra: os Afrodescendentes e sua história

- Influência no patrimônio cultural brasileiro
-religião
-música
-vestuário
-literatura
-culinária
-festas populares


14/09/12

   Dia 14/09/12 a professora passa de fila em fila perguntando quem fez o dever de história. Logo depois ela pede para formar 7 grupos de 3 e passa uma atividade:

 1-Leitura das páginas 107 a 108
a) exercícios: 23, 24 e 25, páginas 109 - 110

11/09/12

   A professora Ana Clara passa outra atividade em dupla e os alunos formam as duplas.
   Ela passa atividades no livro:
   Livro- páginas 107 a 115 - Texto "Lembrar, voltar a lembrar, nominar..."

1- Inculturação: A cultura e a Cidadania. Negra em construção.
1.1- A lei 10.639, março/ 2003
a) A história da África e a participação dos negros na construção da Cultura Brasileira.
b) Ações e políticas afirmativas em relação aos direitos dos cidadãos negros e indígenas na sociedade brasileira.

2- Luta por direitos e por igualdade. Por uma sociedade mais justa e sem preconceitos.
2.1- Os percussores na luta contra o racismo e preconceito.
a) José do patrocínio (1853 -1905) - Jornalista
b) Machado de Assis (1838 -1908) - Escritor e Jornalista
c) Carlos Gomes 
(1858 - 1896) - Música, compositor e Maestro
d) Crispim de Amaral 
(1858 - 1911) - Pintor, desenhista
e) Cruz de Souza 
(1861 - 1898) - Poeta

________________

Glossário:
Inculturação: Um método de introduzir a cultura, aspectos culturais de um determinado povo.

Enculturação: É um processo do qual a pessoa aprende as exigências da cultura na qual ela está.

Aculturação: impor uma cultura sobre outra, como exemplo durante o período da escravidão no Brasil, os negros tiveram que praticar a cultura dos brancos: religião, línguas, festas e etc.

10/09/12

   A professora passa no quadro uma atividade avaliada em dupla

   1- A partir dos debates realizados sobre a Lei Áurea, 13 de maio de 1888
a) Elabore uma proposta de Lei à Princesa Isabel, em que conste:

*Uma medida que favoreça a igualdade social
*Uma garantia de trabalho que permita condições dignas de sobrevivência
*Reforma agrária, garantido - posse de terras aos ex-escravos
*Medidas de inclusão social e direito às práticas de matrizes africanas (religião, festas, música, etc.)

   Então, a professora junta os alunos em dupla para fazermos uma carta à Princesa Isabel e logo depois entrega-la.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

04/09/12

   A professora começa a aula continuando o debate da aula passada. Ela passa algumas questões para o debate em sala: tipos de escravos, fuga, liberdade, etc.
   Foram escolhidas 5 pessoas para o debate. Todos ganhavam pontos ao respondessem corretamente.

03/09/12

   Fichamento da 2ª etapa- Resultados Finais

   A professora Ana Clara começa a aula dela falando das notas das provas. Todos os alunos receberam 1 ponto a mais na prova, por que a questão 1 foi anulada por causa de erro.
   Depois desse assunto, ela vai para outro, a professora Rossana que substituiu a Ana Clara, deu pontos à os deveres de casa, festa junina, debates etc.
   Logo depois começamos a falar sobre a matéria de história: Escravismo

31/08/12

   A professora Ana Clara entrega as provas de história feita pela Rossana, logo depois de entregar ela faz uma revisão com os alunos.

28/08/12

   A professora Ana Clara volta de viagem e conta sobre as férias dela, a professora viajou para vários lugares estrangeiros. Logo depois de falar muito da sua viagem, ela parte para matéria que Rossana estudou com os alunos. O tema era "escravidão no Brasil"

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Professora Substituta

   De dia 03/08 até dia 27/08, a professora Rossana de história, substitui a Ana Clara. Rossana fez várias aulas interessantes com os alunos sobre o período da Colônia portuguesa, nós discutimos sobre o navio negreiro, sobre a escravidão do Brasil, tudo entre o século XVI a o século XIV (1551 - 1870).
   A professora Rossana deu várias aulas na multimídia, todos os vídeos só sobre escravidão no brasil e navio negreiro. Nós também discutíamos sobre o assunto.
   Rossana nos pediu para fazer um resumo das páginas 82 à 90, para fixarmos melhor o conteúdo que nós estávamos estudando.

                                                     Escravidão no Brasil
   
A chegada de escravos na África teve início já nas primeiras décadas de colonização no Brasil. Duarte Coelho, Donatário de capitania de Pernambuco, solicitou ao Rei de Portugal, D. João III, que fosse concedida permissão para "haver alguns escravos de Guiné"
   Com início na produção açucareira na colônia Portuguesa consolidou-se o uso da mão de obra escrava africana. A partir de 1549, o trafico negreiro para PER e BA. se intensificou.
   Estima-se de 1551 a 1870, tenham sido desembarcados no Brasil um total de 10.247.500 escravos africanos.
   Os africanos não só foram envolvidos, mas também se envolveram ativamente no lucrativo comercio transatlântico.
   O tráfico de escravos com a região do golfo de Benim era feito principalmente, com a cidade de Salvador. Era tão importante o peso desses trabalhadores na economia baiana, que, no princípio do século XVIII, foi iniciada a construção de um forte para o depósito de escravos na região.



                                                        Castelo Sinistro
   
A pesada porta de ferro se abre com o baque. O brilho do sol ofusca os homens acorrentados à emergem, às dezenas de calabouços escuro e ferido do castelo.
   Atordoados pela luz, eles atravessam sem saber a chamada da porta sem retorno.

   Nunca mais verão sua África Natal. Essa cena se repetiu entre 1620 e 1850 na Fortaleza Elmina, hoje em Gana.
   Por volta de 1550, tiraram 310 quilos de ouro por ano. Na época o tráfico de escravos funcionava ao contrario, os lusos levavam quinquilharias e escravos negros de outros regiões como a costa do Benim, para os reis locais em troca do metal.
   O monopólio lusitano da costa do ouro só foi que brado em 1637, quando uma frota holandesa tomou Elmina. A partir daí, o castelo mudou de funções. De centro importador, virou polo exportador de escravos.



                                                     Marcas de Identidade
   
E essa "língua comum" era aprendida na longa travessa atlântica ou na dura sobrevivência cotidiana e cultivada. Os escravos como uma das formas de resistência ao desenraizamento.
   A escravidão da forma como ocorreu nas colônias americanas significava o fim das relações sociais, com a perda da liberdade e a submissão pela violência, mantendo o escravo isolado de seus antepassados, sem direito a família e aos instrumentos simbólicos da sua identidade.
   Numa época em que a escrita era privilégio de pouquíssimas pessoas, os registros deixados pelos escravos constituem documento histórico precioso

   A professora Rossana, logo depois desse resumo, pediu para fazermos da página 90 à 97, para também fixarmos mais o conteúdo do outro assunto:

                                      As formas de organização na luta pela liberdade
   
Os escravos tomados de sua terra natal, eram controlados por mão-de-ferro, pelos senhores de engenho. Na maioria dos casos, esses trabalhadores eram também escravos, libertos ou alforriados pertencentes a gerações nascidas no Brasil.
  -A primeira vez que escapava e capturava, uma orelha era cortada, na segunda, as 2 orelhas eram cortadas. Na terceira eram mortos ou vendidos-.

   As fugas como forma de resistência, acontecia no Brasil ou em qualquer lugar que tivesse escravo, pois os castigos físicos, estavam entre os métodos de intimidação.
   No Brasil uma grande estrutura de controle foi criada tanto no nível de administração, quanto aos senhores dos escravos. A utilização de força bruta, maus-tratos, violência, causavam fuga de escravos, envenenamento ao homem branco, roubo de gado.
   No final do século XVIII, na América Portuguesa, havia 28% de brancos, 27,8% de negros e mulatos livres, 38,5% de mulatos escravizados e negros e 5,7% de indígenas. Essa proporção de negros e mulatos escravizados e livres se constituiu.

                                                                  As fugas
   
As fugas eram constantes e comuns desde o tempo na escravidão do Brasil, tanto entre os indígenas, quanto entre os africanos. Essa é uma forma de resistência; alguns fugiam durante as festas, outros fugiam para as fazendas para visitar sua namorada, outros se escondiam na fazenda vizinha, até que acalmasse a sua caça, depois, eles iam para mata, e daí iam para regiões mais distantes.
   As alforrias, tanto as concedidas, compradas ou doadas, são vistas pelos historiadores como "válvula de escape" à imensa tensão entre os senhores e os escravos, que teria assegurado a continuação da estrutura escravista. Mesmo com desigual presença de negros e mulatos escravos na sociedade brasileira. Entre 1650 a 1700, foram introduzidos no Brasil cerca de 360 mil africanos escravizados. Nos registros de alforria na Bahia, de 1684 a 1748 vemos para cada homem, 2 mulheres libertadas.