Pagina 143 a 153
Guerras
Napoleônicas (1805 – 1815)
1.1- Napoleão Bonaparte assumiu o poder na França
-1804 Napoleão se transforma em
imperador
-1805 buscou expandir seus domínios
em duas frentes
-1806 Napoleão não conseguiu derrotar
a Marinha inglesa, então decretou o bloqueio continental. Fechando o continente
europeu à Inglaterra
-1812 Napoleão invadiu a Rússia
-1814 Napoleão foi derrotado
Resumo:
Napoleão assumiu o poder na França por
um golpe, em 1779. Então Napoleão se concentrou cada vez mais no seu poder até
que em 1804, ele se transforma em imperador.
Apesar da concentração de Napoleão só
no poder e ignorar os princípios democráticos, como liberdade de expressão e
governo representativo, Napoleão não abandonou por completo os princípios da
revolução ocorrida antes da França
Em 1805 buscou a expandir os seus
domínios em duas frentes: um lado, a luta contra as principais nações
absolutistas do continente europeu (Prússia, Áustria e Rússia). O outro, contra
a Inglaterra, por disputas econômicas. Tirando a Inglaterra demais países foram
facilmente subjugados pelo exército francês
Sem conseguir derrotar a poderosa
Marinha, decretou o bloqueio continental, da Europa e Inglaterra, em plena “Revolução Industrial”
Em 1812, Napoleão invadiu a Rússia
proibindo comerciar com a Inglaterra. Invadiram Moscou que foi queimada e
abandonada pelos russos. Eram vários soldados napoleônicos. Não tiveram abrigo
para suportar o inverno.
Em 1814 Napoleão foi derrotado, logo
depois, países europeus se reuniram em Viena, na Áustria para reorganizar o
mapa político da Europa.

________________________________________________________________________
1.2- Desde 1791, o filho de D.Maria I, rainha, cuidava de tudo, pois ela estava
doente.
-D.João passou a assinar documentos.
Durante essa condição que enfrentavam a guerra entre França e Inglaterra
Resumo:
Por causa da doença mental de D.Maria
I, rainha de Portugal, desde 1791, o filho D.João VI, cuidava de tudo, mas, em
1799 quando a doença da rainha era de conhecimento de todos, ele passou a
assinar os documentos de príncipe regente. Foi nessa condição que enfrentaram a
guerra contra França e Inglaterra (Grandes potencias européias).
Em 1807, como Portugal não fez o
bloqueio continental da Inglaterra, o imperador Francês invadiu Portugal,
fazendo D.João executar o projeto de levar a corte portuguesa para o Brasil.
________________________________________________________________________
2.1- Família Real permaneceu entre 1808 e 1820, e transformou o Brasil em sede
da Monarquia
-Órgãos administrativos foram
transferidos e o príncipe regente criou várias instituições no Brasil
-A mudança provocou aumento na população
na cidade de Rio de Janeiro
-Educação e cultura tiveram também
grande incremento.
Resumo:
A permanência da família Real, 1808 e
1820, transformou o Brasil em sede de Monarquia. Órgãos administrativos foram
transferidos, e o príncipe regente criou várias instituições.
As mudanças provocaram o aumento da
população na cidade do Rio de Janeiro e novos costumes foram introduzidos.
A educação e a cultura também tiveram
grande aumento com a escola de Cirurgia, comércio, entre outras.

________________________________________________________________________
2.2- A reação dos portugueses
-Antigas monarquias européias
voltaram ao seu trono
-1820 ocorreu uma revolução em
Portugal
Resumo
Enquanto a Europa estava em guerra,
não houve contestações a essa situação. O congresso de Viena, encerrado em
1815, determinou que as antigas monarquias européias voltasse ao seu trono.
Por meio da Lei de 16 de Dezembro de
1815, assinada por D.João, o reino de Portugal voltava a ter sua capital em
Lisboa, mas se mantinha ligado de um rei de um outro reino não-europeu.
Em 1820, ocorreu uma revolução em
Portugal, quando os governadores nomeados pelo Rei foram destituídos pelos
revoltosos e exigiu retorno a família Real. Dom João foi a Lisboa em junho de
1821, deixando seu filho Pedro como regente do reino no Brasil
________________________________________________________________________
3.1- Independência ou Morte
Resumo
No fim do século XVIII, vários fatores
levaram ao surgimento de um “sentimento de independência”, entre os
brasileiros: as idéias revolucionárias francesas.

________________________________________________________________________
3.2- Revolução Pernambucana de 1817
-Ocorreu uma revolta contra o domínio
Português em Pernambuco
Resumo
Entre Março e Maio de 1817, ocorreu em
Pernambuco uma revolta contra o domínio português, na qual se alastrou por
vários estados. Foi proclamado a independência na região.
Forças de repressão partiram do Rio De
Janeiro e da Bahia enfrentaram resistências, mas foi rápida e violenta,
vencendo todas as batalhas

________________________________________________________________________
4.1- A separação Política de Brasil e Portugal começou no século XVIII
-1821 os momentos definitivos da
separação começaram a se desenrolar
-Brasil perdeu vários privilégios
adquiridos com a permanência da família Real
-Ao longo do ano de 1822 a separação
foi-se consolidando
-Nos primeiros dias de Agosto
decretou que todas as tropas portuguesas desembarcassem no Brasil
-7 de setembro, Dom Pedro declarou
oficialmente a emancipação política do Brasil em relação a Portugal
-Ao longo do século XIX, várias datas
foram celebradas
-Até 1826, o 12 de outubro, aclamação de D.Pedro como primeiro imperador
do Brasil, foi considerada a data mais importante do que o dia 7 de setembro
Resumo:
A separação política de Brasil e
Portugal foi começado no século XVIII. Alguns acontecimentos que contribuíram
para o fortalecimento da idéia separatista que ocorreu em 1808, quando a corte
portuguesa se transferiu para o Rio de Janeiro.
Momentos definitivos da separação
começaram a se desenrolar em 1821, com o retorno do rei para Lisboa e a
permanência do príncipe D.Pedro no Brasil.
Naquele momentos, o parlamento resolveu fazer que o Brasil
perdesse vários privilégios adquiridos com a família real em seu território por
mais de uma década.
Além disso foram eliminados todos os
tribunais de justiça, depois de 1807, e demitidos todos os juízes, advogados,
escreventes, burocratas que ocupavam esse posto.
No Brasil, grandes produtores rurais
lutaram para que D.Pedro permanecesse no Brasil.
Ao longo de 1822, a separação foi-se
consolidando. Em 9 de janeiro, D.Pedro manifestou-se para permanecer no Brasil,
criando no mês seguinte, o conselho de Procuradores.
Nos primeiros dias de agosto, decretou
para todas as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil sem
consentimento, seriam consideradas inimigas.
Em 7 de setembro diante das reiteradas
tentativas da autoridade de Lisboa, para reduzir sua autoridade de príncipe
regente, D.Pedro declarou a emancipação política do Brasil em relação a
Portugal.
Ao longo do século XIX, várias datas
foram celebradas como marcos da ruptura de Brasil e Portugal.
Até 1826, 12 de outubro era uma data
mais importante que 7 de setembro, por que 12 de outubro foi a aclamação de D.Pedro como primeiro imperador do Brasil,
que só se tornou data nacional após 1870, quando o reinado de D.Pedro II ainda
estava com o seu auge.
